domingo, 29 de março de 2009

Barbarie demais é bobagem...

"Roubei" essa imagem do orkut do meu parceiro Daniel que está lá em Portugal... Definitivamente, os judeus precisam repensar sua ação no mundo, eles sairam da posição de oprimido para se tornarem sádicos assasinos. Conforme nos lembra o jornalista da Caros Amigos, Georges Bourdoukan (o Daniel tambem escreveu isso...) :"Nem os nazistas foram tão ousados". É sisnistro ler isso...

PS: Toda piada é engraçada quando não é você o alvo dela...

Esporte: espaço neutro??



Essa é velha mas vale a pena lembrar:




no dia 7 de janeiro desse ano aos 39 minutos do primeiro tempo o atacante do Sevilla marca o segundo gol contra o Deportivo Lacoruña. Ele levanta sua camisa e por baixo ele usava outra com o nome "Palestina" em varios idiomas conforme a fotografia nos mostra.




A federação Espanhola multou o jogador em 3 mil euros pela postura política do jogador. Bom, olha o comentário do jornalista (por sinal um jornalista que eu gosto)André Rizek nesse endereço - http://colunistas.ig.com.br/andrerizek/tag/palestina/:
"O tema é controverso. Mas tem razão a Fifa em não permitir que jogadores exibam mensagens políticas ou religiosas durante os jogos.
Veja bem. Não estamos aqui falando de censura. Não é questão de proibir que os jogadores expressem suas opiniões. É questão de impedir que jogos de futebol virem palanques políticos mesmo. Imaginem que chato seria o Ronaldo marcar um gol pelo Corinthians e sair mostrando a camisa 'Vote Eymael, um democrata-cristão, para presidente'. Se ele quer apoiar o Eymael, que vá ao programa eleitoral dele." Putz, como nos lembra Brecht, mais um exemplo de analfabetismo político. O que tem haver a camisa de Kaonuté com o infeliz exemplo de uma propaganda eleitoreira? Aliás, qual o problema do jogador em se expressar? Isso nos leva ao seguinte comentário: seriam os expectadores, alienados? burros? sem condição em ver uma mensagem e tirar suas conclusões? Aliás, como tenho dificuldade em entender as palavras vamos ao dicionário:

censura
do Lat. censuras. f.,
cargo ou dignidade de censor;
poder do Estado de interditar ou restringir a livre manifestação de pensamento, oral ou escrito, quando se considera que tal pode ameaçar a ordem pública vigente;
corporação encarregada de examinar as obras submetidas à sua aprovação;
exame;
crítica;
repreensão.


Acho que isso deixa ajuda a explicar algumas coisas...
Devemos pensar no que representa a força do esporte, até mesmo para pensarmos no seu ensino (daí meu posicionamento como um futuro professor de Educação Física). O que é um atleta? um ser acéfalo cujo corpo e opinão pertencem aos cartolas de plantão? Acho que não!!! É só lembrarmos de Sócrates, Reinaldo durante a ditadura militar... Ou a postura de John Carlos e Tommie Smith em 1968? A Reação com esses atletas foram as mesmas: "sua função é jogar não militar".
Penso que a postura de Kanouté me traz um alento. Mostra que esses atletas não estão alheios ao acontecimentos sociais.Até por que depois desse episódio passei a prestar mais atenção nesse jogador!!
Abraços!!!!
PS: Não sei se sabem, mas Ronaldo e Kaká são embaixadores da UNICEF (parece que Ronaldo perderu o titulo depois de suas posturas...). O que essas "estrelas" fizeram pelo menos pelas crianças palestinas? Bom, não dá pra esperar muito desses rapazes não é verdade?